quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Meme: 5 livros que marcaram minha vida

Fui convidada pela Julia do Pop Candy a participar de um Meme que é listar os 5 livros que marcaram a minha vida. Por isso, a lista de hoje não tem nada a ver com música, mas com literatura.

Os 5 livros que marcaram a minha vida:


1- "O Apanhador no campo de centeio" - J.D. Salinger
Clichê... eu sei. Mas um clássico só se torna um clássico porque muita gente aprovou, não é? O Apanhador teve um papel muito importante na minha adolescência. É um livro daqueles que a gente começa a ler e não faz mais nada enquanto não termina.

2- "Macunaíma" - Mario de Andrade
Primeiro livro que me tirou do sério. Mesmo. Literatura fina sem deixar o bom humor de lado.

3- "Blecaute" - Marcelo Rubens Paiva
Esse foi um dos primeiros livros de gente grande que eu li, quando eu tinha uns 11 ou 12 anos. Conta a história de três amigos que ficam presos numa gruta e quando saem percebem que todo mundo está paralizado e que eles são os únicos sobreviventes de um evento misterioso. Contando assim parece meio idiota, mas a história me afetou de tal forma, que passei uns bons meses meio obsessiva pensando na minha vida inteira num mundo com apenas mais 2 outras pessoas.

4- "O mundo de Sofia" - Jostein Gaarder
Um livro muito esclarecedor para a mesma jovem de 11 ou 12 anos. Ótimo apanhado para quem não sabe absolutamente nada de filosofia. Cheguei na minha aula de filosofia do colégio alguns anos depois tirando onda.

5- "O Código da Vinci" - kkkkkkkk brincadeira. O número 5 foi difícil de escolher, quase coloquei "Brás Cubas" mas acabei decidindo por "Devagar" - Carl Honoré
O mais estranho da quinta posição é que eu nunca li esse livro por inteiro, mas a metade já foi suficiente para fazer um grande efeito no meu dia-a-dia. Literariamente a gente desconsidera, mas o tema é encantador. O autor fala de como o culto à velocidade e à eficiência foi crescendo no mundo até chegar a níveis doentios que matam muita gente por aí. Lendo o livro a gente pára pra pensar até que ponto vale a pena toda essa correria. A partir daí mudei algumas atitudes que me levaram a ter mais de qualidade de vida mesmo inserida em um mundo tão exigente e stressante.

Agora vou convidar mais 5 pessoas para dar continuidade ao Meme. Chamo a Gra do Da Groselha, a Luiza do Favoritos, a Luciana do Planta Baixa, o Daniel do De Risco e a Mariana e Rachel da vila_rica. Como a própria Julia disse no seu post fiquem a vontade para aceitar ou declinar o convite, e se qualquer outra pessoa quiser participar é só colocar o contato nos comentários.