quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Music (?) Television Brasil

Que a MTV já desistiu do assunto música há muito tempo, isso não é novidade para ninguém. Mas agora é oficial, segundo o diretor de programação Zico Goes, que a partir de 2007 a MTV Brasil seguirá os passos da sua matriz e não contará mais com videoclipes na sua grade. Mas ninguém falou sobre abrir uma MTV2, como aconteceu nos EUA depois que a MTV1 tomou esse rumo.

Quando apareceram com aquela VJ Luiza e seu Ya Dog! eu cheguei a acreditar em uma leve volta às origens videoclipticas e comentei aqui sobre isso. Até voltei a assistir o canal durante um tempo por causa desse programa. A própria revista da MTV voltou a tratar mais de música e menos de assuntos gerais, pelo menos até quando era possível comprá-la na banca.

Segundo o Zico Goes, o as pessoas não usam mais a televisão para assistir videoclips, mas sim outros meio digitais. Será? Tenho minhas dúvidas.

Não sei se é saudosismo da minha parte, mas ainda gosto de viver alguns momentos no shuffle do VJ, ser surpreendida com um clipe em primeira mão, ter o conforto de assistí-lo em boa resolução e numa tela de vaaaaarias polegadas. O clip assistido no U Tube só serve para matar a curiosidade, e muitas vezes para curar a fissura de alguma música.

Está certo que eu não entendo nada de público alvo e provavelmente o canal comprou uma pesquisa muito cara para saber que esse era o melhor caminho (lê-se mais lucrativo). Só acho que eles deviam acabar logo com a palhaçada de continuar se chamando de Music Television. Que tal mudar para Reality Show Television, ou Low IQ Television, ou I Suck Television?