sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Manual prático completo do ouvinte moderno na Web - Capítulo 3 – Sites de relacionamento

O titulo desse capítulo pode causar uma certa estranheza ao usuário comum. Quando publiquei o índice do Manual, fui até mesmo questionada quanto à pertinência desse tópico.

Penso que a explicação para tal estranheza seja o fato de que, quando se fala de sites de relacionamento, a única lembrança que vem à mente do brasileiro é o Orkut. A maioria desconhece ou se esquece da existência do site de relacionamento que mais bomba no mundo inteiro chamado MySpace.

O MySpace é maravilhoso porque nele a personalização do profile vai muito alêm de completar uma ficha para impressionar os amigos, daquelas em que os filmes favoritos são sempre franceses com menos de 2% do tempo total ocupado com aquela bobagem chamada diálogo. Com um pouco de paciência e habilidade é possível construir praticamente uma página pessoal no MySpace. É possível, por exemplo, colocar um player com músicas de sua autoria para o amigo escutar online.

Se o usuário clica no tópico Música do menu principal, vai para uma página que dá dica de bandas legais. Lá também existe uma busca por artistas e pesquisa por gêneros musicais.

Esses são alguns dos motivos que tornam o MySpace tão útil para músicos, principalmente os independentes. Alguns artistas conseguiram juntar uma significante quantidade de dólares graças ao reconhecimento atingido por meio do MySpace, apesar de todas aquelas pessoas que dizem que a internet acaba com qualquer possibilidade de ganhar dinheiro com música.

Fuçar o MySpace é imprescindível para a formação de qualquer ouvinte moderno na Web. Mas é bom ressaltar que o Orkut também tem papel importante nessa formação. Aqui inclusive, o leitor desse manual dá um grande passo já que essa lição deve ser conjugada com o que foi explicado no capítulo anterior: a disponibilidade de MP3 online.

As comunidades de artistas no Orkut são terreno fértil para discussão e ótimo lugar para encontrar dicas dos fãs de onde encontrar mp3 online, inclusive raridades. Agora mesmo estava eu na comunidade da musa Fiona Apple, quando descobri um tópico sensacional com o caminho para "Sally's Song", canção que Fiona acabou de gravar para o remake de Nightmare before Xmas.

Sem mais, essa lição fica por aqui e deixo como tarefa ouvir Sally`s Song até a exaustão. E assistir Nightmare Before Christmas, que inclusive está passando na TV esses dias.