terça-feira, 10 de outubro de 2006

Manual prático completo do ouvinte moderno na Web - Capítulo 2 - Blogs de MP3

Esta é uma forma relativamente recente e bastante eficiente de se conseguir música na rede. Pessoas muito boas e compartilhadoras fazem upload de discos em algum lugar da rede e deixam disponíveis para download. Um “lugar” da rede muito usado para esse propósito é o Rapidshare onde se pode deixar até 300mb de qualquer coisa para ser baixado por outras pessoas. A pessoa dona do arquivo deve passar uma senha e um login de acesso para os amigos, ou leitores dos seu blog, aí é só baixar e escutar.

Eu gosto muito desse método porque os arquivos sempre estão em perfeito estado e baixam rapidinho. A única dificuldade é achar exatamente o som que você procura. Algumas coisas são impossíveis de achar com esse método, a não ser com um pouco de sorte e uma ultra habilidade pesquisadora.

Uma boa ferramenta para encontrar música em blogs alheios é o site Hype Machine sobre o qual já falei anteriormente. Ele é um site agregador que dá o caminho para músicas postadas em blogs do mundo inteiro. É ótimo para descobrir coisas novas.

Aqui vai a dica de alguns blogs de pessoas que disponibilizam arquivos de música e passam suas senhas de download. Mas se não gostar de nenhum deles, todos têm links para inúmeros outros blogs de MP3. Navegue infinitamente e descubra algum do seu gosto.

Indiesurfer

Indienation

Mercado de Pulgas

Música Social

Part of the Queue

Loud

Musicoteca

Acorde Final

Classic Rock

E não posso deixar de dizer que "é dando que se recebe" como bem ensinaram os padres jesuítas do colégio em que estudei. Portanto, se você tira proveito dos MP3 disponibilizados por outras pessoas, que tal disponibilizar alguns de volta?