quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Manual prático completo do ouvinte moderno na Web - Capítulo 1 - Softwares

Softwares de troca de arquivo são a ferramenta mais primitiva e ainda a mais eficiente, portanto a mais utilizada, de se adquirir música pela internet.

A primeira tecnologia utilizada por esses softwares é chamada de Peer to Peer e consiste em um tipo de rede virtual em que se baixa arquivos diretamente de outro usuário conectado. Seu ponto fraco é que, se o usuário de quem você está baixando a música desconecta, seu download pára. Ou você tem a sorte de encontrar o cara online mais tarde, ou é melhor procurar outro colega para compartilhar o arquivo com você.

Essa forma é bastante conhecida pelo usuário comum, portanto não prolongarei as explicações. O programa que eu utilizo é o SoulSeek, mas existem outros muito populares como o LimeWire, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, eMule entre outros. Escolha o seu e divirta-se.

A outra tecnologia utilizada por softwares de troca de arquivos é chamada de BitTorrent. Essa tecnologia permite aos utilizadores fazerem download de arquivos indexados em websites.

Explico como baixar um arquivo de música com BitTorrent passo a passo como um exemplo prórpio. Hoje eu estava a fim de ouvir o disco da inglesa Lily Allen, porque só conheço suas músicas que estão no MySpace. Diriji-me ao www.bittorrent.com, pesquisei por “Alright Still”, o disco completo. Apareceram vários resultados apontando para outros sites. Escolhi um e baixei o minúsculo arquivo de torrent para meu computador. Ele pesava 34,7k.

Esse arquivo é pequenino assim porque apenas servirá para mostrar ao meu software de onde ele deve baixar os arquivos de áudio. Abri o torrent por um programa chamado Azureus e ele agora está baixando o disco da Lily Allen de inúmeros peers simultaneamente.

Essa opção é sem dúvida mais rápida e eficiente do que os velhos programas P2P. A única chatura é procurar os torrents pela net afora.

Pensando nisso, os queridos da área de tecnologia resolveram facilitar a vida da gente e criaram o Shareaza, programa em que você faz a busca pelo torrent, baixa o torrent, abre o torrent e baixa a música. Sensacional!