domingo, 12 de fevereiro de 2006

E agora, quem poderá nos defender?

Algumas vezes acontece de eu estar sem CDs no carro. Outras vezes eu fico com o mesmo CD durante semanas. Dá tempo de ouvir, conhecer, gostar, decorar as letras, criar segundas vozes, enjoar e não conseguir ouvir mais nem uma nota daquele disco. De vez em quando simplesmente o banco do passageiro é ocupado por pessoas com o gosto musical prejudicado ou pouco de pouca elasticidade. É nessas horas que resolvo me aventurar pela selva das ondas curtas.

Costumo dar uma passeada pela 98 e pela Jovem Pan só para conferir se naquele momento elas estão tocando Charlie Brown Jr., O Rappa ou Bon Jovi. Depois de satisfeita a curiosidade, tento a sorte na rádio Oi que, dependendo do horário, é uma boa escolha. Se a tentativa for frustrada, o melhor a se fazer é apertar o botão da direita e dar uma passada pela Alvorada e depois verificar a Guarani. Mas o que sempre funcionou para mim foi o botão número 1 da memória do meu rádio. Ele me leva diretamente à estação 91.7, que costumava pertencer à Geraes FM.

Mas o que sucedeu foi que num certo dia de fevereiro eu resolvi fazer todo o meu percurso usual e quando chego finalmente ao último passo, ao invés de escutar alguma notícia da BBC, uma crônica do Ivan Lessa, ou um rockzinho agradável, eu me deparo com um locutor gritando quase em falsete: “Agora Belo Horizonte tem o que faltava. Mais música, mais diversão, mais humor. É a rádio MixFM”. O quê? Quem disse que faltava alguma coisa? Pra mim não faltava quase nada, mas sem a Geraes, aí sim, falta muita coisa.

Outra coisa que eu não entendo é a utilidade dessa rádio Mix visto que ela se juntará a outras duas para tocar os mesmos 10 hits da semana. Seria essa uma tentativa de colocar BH no Guinnes Book como a cidade que toca mais músicas iguais simultaneamente em rádios diferentes? Ou estão querendo nos proporcionar a incrível experiência de escutar uma mesma canção o dia inteiro a fio, somente alternando entre essas 3 rádios?

Bom, enquanto a utilidade da nova rádio continua um mistério, você, órfão revoltado da Geraes, pode desabafar, reclamar, falar mal da Mix e relembrar os bons momentos da antiga rádio visitando essa comunidade.

E se alguém estiver pensando em criar uma substituta para a ex-melhor rádio da cidade, pode contar com o meu apoio.