domingo, 13 de novembro de 2005

Perfis musicais - Quem é você?

Tenho pensado bastante no gosto musical das pessoas. E no comportamento delas em relação à música. O resultado dos meus estudos pode ser conferido abaixo:


Jabá: As pessoas pertencentes a esse perfil costumam ter no máximo 18 anos. Seu conhecimento musical é restrito àquilo que se encontra facilmente nas rádios (98FM e JovemPam) e mais atualmente na MTV. Compram CDs dos 10 mais da semana. O que encontramos na sua prateleira, quer dizer, iPod: Pitty, CPM22, O Rappa, Marcelo D2, Blink182, Avril Lavigne. (Importante observar a versatilidade desse perfil que se adequa a qualquer época. Os fãs de Legião, Blitz e Ultraje são os equivalentes nos anos 80 e 90)

Shopping Oi: sub-gênero do Jabá, mas a fonte de informação é a BH FM, escuta principalmente música sertaneja. No passado escutava Axé. Mais no passado ainda também escutava sertaneja. Uma facção mais radical escuta funk. O que toca no iPod: Cesar Menotti e Fabiano, todas as duplas que participavam do AMIGOS, Tati quebra-barraco, DJ Marlboro, Banda Eva e Banda Cheiro de Amor.

Múmia: Parou no tempo. Como exemplo temos minha querida mãe. A última novidade musical que ela ouviu foi Carole King, provavelmente. Depois disso ela se deu por satisfeita e não se preocupou em prestar atenção em mais nenhuma música que toca por aí, mesmo com toda a variedade que o mercado fonográfico dispõe desde então. Esse perfil não está ligado a uma época, mas provavelmente à idade da vítima. Novas múmias surgem a cada momento. O que toca no iPod: varia de acordo com a época da mumificação.

ChicoElisCaêGilBetâniaMutantes: Esse é um sub-gênero da múmia. É uma múmia que adora MPB. O nome já diz o que toca no iPod. (alguns conseguiram ressuscitar no século XXI e também escutam Nação Zumbi, Los Hermanos, Cordel do Fogo Ecantado, Lenine)

Lucy in the Sky: Psicodelia é a sua onda. Músicas que durem menos de 10min estão fora da lista. As preferidas são aquelas que tem continuação (tipo "Alan's Psycodelic Breakfast" parte (a) Rise and Shine, parte (b) Sunny Side up, parte (c) Morning Glory) ou que durem um lado inteiro do disco. Ah sim, lado do disco, porque esses também têm um quê de múmia. O que toca no iPod: Led, Pink Floyd, the Who, Jimmy Hendrix, Janis Joplin. Quando querem relaxar variam ouvindo um pouquinho de Bob Marley.

AvantGarde: O oposto absoluto da múmia. Só conhece coisas que acabaram de ser lançadas e bandas de lugares bem inúsitados, quanto mais nórdico melhor. Músicas lançadas há duas semanas já estão datadas. Algumas ainda nem foram lançadas no mercado, só existem num site obscuro, num formato desconhecido, com um número máximo de downloads disponível porque só os 12 mais rápidos merecem conhecer. Alguns desses caras têm inclusive a incrível capacidade de conhecer músicas que por enquanto só existem dentro da cabeça dos seus autores! O que toca no iPod: ainda não ouvi.

O especialista: estuda música, toca vários instrumentos, conhece de tudo um pouco, versa facilmente sobre qualquer assunto relacionado a tempos e contra-tempos e qualquer um se sente uma ameba musical perto desse cara. O que toda no iPod: de Mozart a Massive Atack, chupa o dedão do pé do Jorge Mautner.

Tô nem aí: Não sabe o que toca na rádio, ouviu meia dúzia de músicas dos Beatles, duas do Nirvana, e desconhece Strokes. Ter ou não ter rádio no carro não faz a menor diferença. Não teve Napster, muito menos outro programa de file sharing. O que toca no iPod: Ai o quê???